Na última aula, na primeira semana de volta às aulas o professor atualizou nossa situação do trabalho e citou alguns pontos que deveríamos melhorar no nosso plano de projeto. Segue então a pesquisa que estava faltando sobre o foguete, e em breve a nova pesquisa do cálculo da força.
Centro de massa ou centro de gravidade
O centro de massa (CM), também, conhecido por centro da gravidade (CG), consiste num ponto de um sistema físico composto por várias massas de um corpo rígido, no qual se pode considerar situada toda a massa concentrada, quando se analisa o movimento do referido sistema, no interior de um campo de forças homogêneo e exterior.
Resumidamente: O centro de massa (ou centro de gravidade) é o ponto no qual, se concentra a massa de um corpo.
Figura-1
Centro de pressão
O centro de pressão (CP) é um ponto aonde atua a resultante das forcas aerodinâmicas as quais o foguete está sujeito.
A localização de tal ponto no corpo do foguete e determinado por um conjunto de fatores, que incluem:
· Comprimento e forma da Coifa (Nariz) do foguete.
· Comprimento do foguete em si
· Dimensões e formas das aletas (O mais importante ).
Estabilidade
Uma garrafa nua pode ser lançada como foguete, mas ela certamente vai girar e rolar, o que causará, dentre outras coisas, um arrasto (força que tende a empurrar o foguete para trás) muito maior do que outra garrafa que consegue manter-se com o nariz sempre apontado para frente.
A estabilidade (E) de um foguete depende das posições relativas do centro da massa e do centro de pressão. Por via de regra o centro de massa deve se localizar mais próximo do nariz e o centro de pressão atrás deste. E a distância entre os dois deve ser igual ao diâmetro externo máximo (dmax) da fuselagem.
Nota: caso seja inferior ao diâmetro externo máximo, o foguete será instável e se for superior, será muito estável e o foguete será muito carregado pelo vento.
Comentários
Postar um comentário