Pular para o conteúdo principal

Robô Gladiador- Colisões Unidirecionais

   O Professor nos passou uma pesquisa sobre a relação entre a aula 46 ( apostila 7) e o projeto do Robô Gladiador. Na aula trata se do tema: Colisões Mecânicas Frontais ou Unidirecionais, é uma colisão entre dois corpos que se movem numa mesma direção, antes e depois da colisão.
    Ao todo obtemos de 3 tipos de colisões mais importantes, sendo elas:
  • Colisão perfeitamente elástica: há a restituição dos corpos ao estado inicial e a energia cinética do sistema de conserva.
  • Colisão parcialmente elástica: há também a restituição dos corpos ao estado inicial porém parte da energia do sistema é dissipada.
  • Colisão inelástica: não há restituição dos corpos ao estado inicial, depois da colisão estes permanecem unidos e a maioria da energia cinética é dissipada.
      O estudo de colisões em relação ao Robô Gladiador
      Iniciando se as competições com os Robôs é imposto para nós que quem estourar a bexiga do adversário, ganha a competição, orientado a partir do controle remoto que será montado e com isso haverá colisões entre um robô e outro existindo então correlação com a nossa aula e estudo sobre os tipos de colisões.
Nas competições haverá um maior percentual de colisões parcialmente elásticas, já que haverá choque entre os robôs na intenção de estourar a bexiga dissipando assim parte de sua energia porém sem efetuar sua estrutura e eficiência.

Bibliografia:
 Apostila 7 e conhecimento dos integrantes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Leis de Newton em um Foguete Espacial

As Leis de Newton em um Foguete Espacial Situação:  Um foguete espacial é uma máquina que se desloca expelindo atrás de si um fluxo de gás a alta velocidade, tendo que “lutar” contra a gravidade (a força que o planeta exerce sobre objetos que queiram deixá-lo) para poder chegar ao espaço. -Pela primeira lei de Newton, pode-se perceber que: Quando o foguete fica livre de ações gravitacionais do resto do universo, seus motores são desligados, porém através da inércia, o foguete mantém sua velocidade constante. Pode-se perceber presença das 3 Leis de Newton. -Pela segunda lei de Newton, a resultante de forças que atuam em um foguete é calculada pela diferença entre o empuxo (direcionado para cima) e o peso do foguete (direcionado para baixo). Para um foguete conseguir subir é preciso que o empuxo gerado por seus motores seja maior do que a força peso que atua nele.  Logo: E – P = m.a Onde: ‘E’ é o empuxo; ‘P’ é o peso do foguete; ‘m’ é a massa total do foguet...

Centro de Gravidade e Pressão

Na semana retrasada o Professor Mauricio passou os tópicos: Centro de Gravidade e de Pressão do Foquete, para que assim possamos saber mais sobre sua aerodinâmica, contribuindo para a confecção de um bom foguete. Centro de Gravidade do Foguete Descobrimos o centro de gravidade fazendo um experimento simples. Pegamos o foguete e o apoiamos em cima de uma régua (a régua na vertical e o foguete na horizontal, ou vice-versa) e assim, descobrimos o centro de gravidade. O  centro de gravidade de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força da gravidade. Se as dimensões do corpo forem pequenas, em comparação ao tamanho da Terra, é possível demonstrar que o centro de gravidade praticamente coincide com o centro de massa. Centro de Pressão do Foguete Para encontrar o Centro de Pressão do foguete fizemos quase a mesma coisa no Centro de gravidade. Utilizamos uma caixa de papelão e desenhamos a silhueta do nosso foguete, recortamos e colocamos em cima  ...

Centro de Gravidade e de Pressão

Na última aula, na primeira semana de volta às aulas o professor atualizou nossa situação do trabalho e citou alguns pontos que deveríamos melhorar no nosso plano de projeto. Segue então a pesquisa que estava faltando sobre o foguete, e em breve a nova pesquisa do cálculo da força. Centro de massa ou centro de gravidade  O  centro de massa (CM),  também, conhecido por centro  da gravidade (CG),  consiste num ponto de um sistema físico composto por várias massas de um corpo rígido, no qual se pode considerar situada toda a massa concentrada, quando se analisa o movimento do referido sistema, no interior de um campo de forças homogêneo e exterior. Resumidamente: O centro de massa (ou centro de gravidade) é o ponto no qual, se concentra a massa de um corpo.  Figura-1 Centro de pressão O  centro de pressão (CP)  é um ponto aonde atua a resultante das forcas aerodinâmicas as quais o foguete está sujeito.  A localiz...